sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Um descaso gritante!

As obras da Cadeia Pública, estão
paradas à aproximadamente 09
anos. A quem cobrar a conclusão
a obra?
O Brasil é um país profundamente desigual e a desigualdade gritante se dá em todos os níveis. Em todos os rincões desta nação, o mais simples e humilde cidadão, sabe e clama por políticas públicas que der prioridade a setores como: educação, saúde e segurança pública. O hilário neste enredo, é que todos conhecem os indicativos desta(s) prioridade(s), menos “nossas lideranças políticas”, justamente aqueles que bradam em praça pública serem os defensores do povo.

Estamos ao fim da segunda década do Século XXI, e ainda, existem cidades brasileiras desprovida de “uma cadeia pública”. Santana do Cariri faz parte deste lamentável indicativo. Há aproximadamente 09 (nove) as obras do prédio que seria destinado à cadeia pública, está abandonado, sem que ninguém demonstre qualquer interesse ou levante à voz pela conclusão da obra.  O que torna o cenário ainda mais perverso é a constatação do crescimento do consumo de drogas (onde há drogas, existe o tráfico). A prostituição beira ao caos, e o mais lamentável, com o envolvimento de menores.  De há muito se perdeu a noção, do número de motocicletas conduzidas por menores, e um grande número desses veículos, com documentações ilegais, circulando livremente pela cidade, às  vistas grossas do poder constituído.

A Avenida Patativa do Assaré, é o palco para exibições “a céu aberto” de “impinadores” de moto, nos passando a sensação de estarmos em um espetáculo circense.  Se é indiscutível que o Estado tem obrigação de oferecer condições razoáveis de segurança, também é indiscutível que os dados refletem as ações das autoridades contra a impunidade e o caos social estabelecido.

Esta semana, a casa de um empresário local, foi invadida por bandidos que amordaçaram a família, roubaram uma quantia expressiva de dinheiro, e levaram o filho do empresário em sequestro. Notícias contam que o policiamento chegou ao local, 03 horas após a ação dos bandidos, que ocorreu por volta das 21:00h. Informações recebidas do ST Ariovaldo Ferreira dos Santos Comandante do Destacamento local, a informação da ocorrência foi recebida via celular de alguém que ligou de Juazeiro do Norte, dando ciência dos fatos.

Santana do Cariri é um município que além de não ter uma cadeia pública, não tem delegado, não tem escrivão e não existe Defensoria Pública, a guarda se resume a 04 (quatro) homens que se revezam. A casa de base para residência do Juiz, hoje, abriga o Posto Policial, posto esse, que todas as noites está fechado e a viatura na garagem. É bom lembrar que a maioria dos delitos ocorrem no “calar da noite”. E o posto policial fechado ... e a viatura na garagem ...
O tema SEGURANÇA PÚBLICA passa despercebido ... como outros. Um lembrete: este ano teremos eleições, muitos por aqui andarão à caça do voto, prometendo o “mundos e fundos”. Na eleição passada deputados votados “maciçamente” no município de Santana do Cariri, sequer voltaram aqui para agradecer os votos obtidos.

O abandono de políticas públicas neste setor, nos traz uma perversa ressaca que denigre, reduz e destrói os interesses comuns (sociais), até porque o sistema eleitoral que alimenta nossa representação é poluído, deturpado e desequilibrado. A SOCIEDADE ORGANIZADA NÃO SUPORTA MAIS TANTO DESLEIXO.

Em tempo: acabamos de receber a informação de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado, planeja fechar o Presídio Agrícola de Santana do Cariri. Ao invés de reestruturá-lo, fechar seria a melhor solução. Mais um absurdo descabido.

Sempre vale a pena lembrar Platão: “A punição que os bons sofrem quando se recusam a agir é viver sob o governo dos maus.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário